Custo de vida no Rio de Janeiro e São Paulo são os maiores do Brasil

Se você busca moradia no Rio de Janeiro ou em São Paulo, saiba que morar nessas cidades custa caro. Todos os anos a consultoria comercial Mercer realiza uma pesquisa elencando as cidades mais caras para se viver no mundo, de acordo com os dados do ranking a cidade de São Paulo é a mais cara para se viver no Brasil, seguida de Rio de Janeiro e Brasília. A pesquisa é desenvolvida com mais de 200 itens que são distribuídos em 10 grandes grupos.

Para que os custos de vida sejam medidos, itens como transporte, alimentação, moradia, impostos, dentre outros, são levados em consideração. As taxas costumam variar de acordo com a região em que se vive, taxas como o licenciamento 2021 SP ou o licenciamento 2021 RJ são diferentes dos demais estados. Quando deixam de ser pagas o veículo não pode transitar na cidade. Elencamos alguns pontos que tornam estas duas cidades a mais cara do Brasil, confira no texto abaixo.

São Paulo

São Paulo é a cidade com a maior população da América Latina, o grande fluxo de pessoas na cidade ocorre devido a grande oferta de empregos, já que a metrópole possui um conglomerado de empresas fixadas na cidade, o que garante a presença de multinacionais e um forte comércio na região. Há também na região boas universidades o que acarreta na intensa procura dos estudantes que aliam os estudos a oportunidades de emprego. No entanto, esses atributos costumam sair caro, o que faz com que São Paulo seja líder e ocupe a posição de cidade mais cara do país.

Se você planeja se mudar para a capital paulista é importante ter um planejamento financeiro, pois os números elevados com custos de moradia, transporte e outros gastos somados a crise financeira se tornam uma receita para encarecer os serviços locais. Tenha em mente o quanto você esta disposto a gastar e realize uma pesquisa referente aos bairros paulistas.

Rio de Janeiro

Ele continua lindo e com o segundo lugar no ranking, apesar da cidade ser marcada por uma constante violência urbana o fluxo turístico é intenso, o que acaba movimentando a economia local e tornando a cidade cara para moradores. A cidade é um dos destinos mais procurados para se viver pelos brasileiros. O fluxo de pessoas é intenso na região carioca. Viver nesse paraíso tropical carioca custa caro, por isto tenha um fundo financeiro para conseguir se estabelecer no local enquanto conhece o mercado do Rio.

Apesar das duas cidades terem caído de posição em relação ao ano de 2019 as cidades continuam no topo como as mais caras do Brasil, devido a sua importância nacional e internacional. As capitais são lares de grandes empresas nacionais e internacionais, além de terem um fluxo intenso relacionado ao turismo, itens que somados colaboram para o encarecimento no custo de vida destas cidades.