Em casos de acidentes no trânsito, quais benefícios eu tenho direito?

A vida no trânsito pode ser bastante perigosa e depende muito de todos os motoristas envolvidos. Um único motorista deve ficar atento a seus movimentos e aos de outros motoristas que circulam ao seu redor para estar preparado para qualquer movimento inesperado que venha a acontecer e precise de uma resposta rápida.

Todos os dias um novo acidente no trânsito é registrado no Brasil e isso se da muito devido a irresponsabilidade dos motoristas que se arriscam dirigindo e não agem de forma prudente ocasionando casos graves que chegam até a morte. Com a implementação de algumas medidas preventivas do governo o número de mortes por acidente de trânsito diminuiu bastante em comparação com o tempo em que essas medidas não existiam. A lei seca é uma das principais medidas aplicadas para conter o risco no trânsito e desde a sua implementação a taxa de mortes vem diminuindo consecutivamente.

Mas por outro lado o número de internações por ferimentos no trânsito aumentou e centenas de milhares de indenização foram pagas as vítimas.  E diante disso questionamentos surgem para essas vítimas devido à falta de informação sobre como conseguir os benefícios referentes a esses acidentes que são muito presentes. O que é o seguro DPVAT? Como solicitar seguro DPVAT? Qual o valor do DPVAT em 2021? São dúvidas recorrentes que serão tiradas agora!

O que é o seguro DPVAT?

O Seguro Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) é um seguro obrigatório para cobrir os danos pessoais causados por veículos ou suas cargas em pessoas sendo transportadas ou não. Esse seguro tem o objetivo de amparar todas as vítimas que estejam envolvidas em acidentes de trânsito e todos os cidadãos possuem o direito a ele.

Como solicitar o seguro DPVAT?

É necessário primeiro de tudo saber em qual situação fazer a solicitação da indenização e a partir dai ver o que fazer em cada caso. Acidente fatal que ocasione a morte, despensa médica ou invalidez permanente ou temporária são os casos que o seguro DPVAT atende. A depender do caso ocorrido uma documentação especifica é exigida para ser apresentada e só com a apresentação desses documentos será liberado o benefício.

Qual o valor do DPVAT em 2021?

Donos de veículos terrestres são obrigados todos os anos a pagarem uma taxa que corresponde ao DPVAT e essa taxa vem incluída no valor do IPVA pago.

O valor varia a depender do tipo do veículo, mas é uma taxa com um valor não tão alto e que garante a permanência do segura dado as vítimas de acidentes de trânsito.

Para as vítimas que solicitam o seguro e são aprovados o valor a ser recebido varia de acordo com a situação que eles se encaixam e esse benefício muitas vezes é fundamental para custear gastos em saúde que tenham ou dificuldades financeiras que apareçam.